Página Principal

Textos diversos

Notas da imprensa

Publicações (teses, livros, artigos)

Eventos sobre o tema

Outras páginas sobre o tema

Instituições de Prevenção e Estudos

Contato

 

 

Suicídio - conhecer para prevenir



Prevalência de transtornos de humor e de ideação suicida numa população de adolescentes grávidas

Gisleine Vaz Scavacini de Freitas,
Neury José Botega
Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria
FCM - UNICAMP

Este estudo teve como objetivos: 1-Determinar a prevalência de depressão, ansiedade e ideação suicida em adolescentes grávidas, nos três trimestres da gestação; 2-Verificar, possíveis associações entre ideação com: depressão, ansiedade, história de abuso sexual, de agressão física, de tentativa de suicídio anterior, intenção de engravidar, período gestacional, situação conjugal, e apoio social.

Trata-se de um inquérito populacional do tipo transversal, incluindo avaliação clínica, realizado em adolescentes que se encontravam em diferentes períodos gestacionais.

A amostra foi composta por 120 adolescentes grávidas (40 de cada trimestre gestacional), com idades variando entre 14 e 18 anos, atendidas em serviço de pré-natal da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba.

Uma entrevista foi realizada seguindo um questionário com seções sobre dados sociodemográficos, história gestacional, história pessoal e familiar. Quadros psicológicos de ansiedade e de depressão foram avaliados através da "Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão" (HAD) e também pela "Entrevista Clínica Estruturada-edição revisada" (CIS-R).

Para avaliar a ideação suicida foi utilizada a "Escala de Ideação Suicida de Beck" (BSI). Criou-se uma variável, composta por 6 itens, para medir apoio social, com pontuação de 0 a 6.As associações entre as variáveis foram avaliadas utilizando estatística nãonaramétrica e, quando aplicável, estatística paramétrica.

Do total dos sujeitos, foram encontrados: casos de ansiedade em 25 (21 %); casos de depressão em 28 (23%). Desses, 12 (10%) tinham ansiedade e depressão. Ideação suicida ocorreu em 19 (16%) sujeitos. Não foram encontradas diferenças nas prevalências de depressão, ansiedade e ideação suicida nos trimestres gestacionais.

Tentativa de suicídio anterior ocorreu em 16 (13%) sujeitos. A severidade da ideação suicida (BSI) teve associação significativa com a variável depressão (p=0,001; Qui-quadrado) e o estado civil "solteira sem namorado" (p=0,012; Qui-quadrado).

Os resultados deste trabalho descritivo traçam um perfil de uma amostra de adolescentes grávidas proporcionando base para futuros estudos, envolvendo grupo-controle, a fim de que muitas questões relacionadas à gestação na adolescência possam ser respondidas.

Fonte: http://gballone.sites.uol.com.br/acad/forum3.htm

Textos diversos  |  Página Principal