Página Principal

Textos diversos

Notas da imprensa

Publicações (teses, livros, artigos)

Eventos sobre o tema

Outras páginas sobre o tema

Instituições de Prevenção e Estudos

Contato

Contato

 

 

Suicídio - conhecer para prevenir



Japão anuncia plano para conter suicídios

Uma equipe de 18 especialistas foi montada pelo governo japonês para preparar um plano que permita diminuir o número de suicídios no país, onde mais de 30 mil pessoas se mataram por ano entre 1998 e 2000. O projeto foi lançado pelo Ministério da Saúde, Bem-estar e Trabalho, tem previsão para ser apresentado em 2004 e envolve psicólogos, médicos legistas, sociólogos e até arquitetos.

''Estamos muito preocupados com os índices de suicídio. O governo quer ampliar as medidas de prevenção, e para isto precisa de especialistas'', declarou um funcionário do governo japonês.

Segundo pesquisas feitas no país, os índices são explicados pelo aumento do desemprego. Cerca de 5% dos japoneses em idade produtiva estão sem trabalho. A pior crise econômica dos últimos 50 anos estaria afetando especialmente os homens de meia-idade.

Projeto - Durante a preparação do plano, os profissionais convocados pretendem colher informações com parentes de suicidas e examinar os graus de depressão, levando em conta as diferenças entre as gerações e regiões do país. O projeto também prevê a análise e a produção de remédios que possam evitar os suicídios. Os arquitetos estarão envolvidos nas medidas de curto prazo, devendo adaptar os projetos de telhados, terraços, edifícios ou plataformas de trem para dificultar os suicídios.

Segundo o governo, a equipe estudará o impacto econômico das indenizações que as famílias dos mortos são obrigadas a pagar quando o suicídio provoca algum tipo de prejuízo - por exemplo, aos serviços de transporte público.

Apesar da preocupação do governo japonês com a onda de suicídios, os índices do país são menores que os números relativos a países como a Áustria, a Finlândia e a França. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Lituânia é o país onde mais há suicídios: 74 de cada cem mil habitantes morrem desta maneira.

Fonte: http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/internacional/2001/09/04/jorint20010904007.html
Publicado em 05/09/2001.

Notas da imprensa  |  Página Principal